quinta-feira, 25 de julho de 2013

SS Bremen

File:Bundesarchiv Bild 102-11081, Schnelldamper "Bremen".jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/SS_Bremen_(1929)

Esse magnífico navio alemão fazia a travessia do Atlântico e tocava a América do Sul. Nele minha tia-avó Claire De Jaegher viajou à Alemanha às vésperas da II Guerra. Foi uma das últimas viagens desse glorioso Fita Azul em tempos de paz. Em Hamburgo o passaporte de minha tia, para fins do regresso ao Brasil, foi visado por ninguém menos que Guimarães Rosa, servindo então no Consulado brasileiro naquela cidade. Seu livro (póstumo) Ave, Palavra abre com um texto que se chama O Mau Humor de Wotan, onde nos conta uma história humaníssima de sua passagem por lá. Vale conferir.


5 comentários:

  1. Dando asas à imaginação fico aqui tentando visualizar minha tia Clarita fazendo esta viagem neste magnífico navio....

    ResponderExcluir
  2. Tenho o menu de um jantar ou almoço a bordo nessa viagem, mas estou com dificuldades de localizá-lo. Assim que o encontrar vou reproduzi-lo aqui.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será bacana de ver se você encontrar o menu!
      Adorei ver a fotografia do passaporte da titia!!

      Excluir
  3. Ainda não localizei o menu. Assim que conseguir farei a inclusão da foto.
    Bj.

    ResponderExcluir